Saiba como funcionará a partir de 2021, caso queira passar até 90 dias no país europeu!
O visto Etias Portugal é comumente usado para se referir a uma obrigatoriedade que os brasileiros terão para viajar a Portugal e toda a Europa. Na verdade, ele é uma autorização de viagem.
ETIAS – European Travel Information and Authorisation System, traduzido para o português significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. É uma espécie de visto europeu que passará a ser exigido a todo brasileiro a partir de 2021.
Apesar de muitos ouvirem falar como visto Etias Portugal ou mini visto, na realidade é um sistema de autorização de viagem para a entrada nos países do Espaço Schengen. Então, por exigir alguns procedimentos burocráticos, ainda que básicos e simples, a maioria prefere chamá-lo assim.
Essa decisão partiu do Parlamento Europeu, que no dia 25 de abril de 2018, aprovou a criação do sistema ETIAS. Assim, essa medida visa trazer mais segurança e rigidez nas regras para quem pretende viajar para esse destino a fim de proteger a Europa.
Agora que você entendeu que não é um visto, mas um documento cuja função é autorizar a sua entrada na Europa, leia a seguir como funcionará essa nova exigência de viagem!
Como funcionará? Visto ETIAS Portugal
O visto ETIAS Portugal, ou melhor, sistema de autorização ETIAS, será um documento obrigatório a todo viajante brasileiro para a Europa. Assim, ele entrará em vigor a partir de 2021 por meio de um sistema de preenchimento online.
Até esse ano, as viagens permanecem sem nenhuma alteração e você poderá viajar para Portugal tranquilamente. Para 2020, as regras continuam iguais.
Por ser um regime mais simples, leve e amigável, a solicitação para obter essa autorização será emitida em apenas alguns minutos. E, desse modo, já poderá arrumar as malas para Portugal ou qualquer país europeu de seu interesse.
Esse processo é todo online mediante o cadastro que deverá ser feito. Desse modo, você preencherá um formulário eletrônico pelo qual responderá algumas perguntas pessoais e outras específicas a respeito de sua viagem.
Quando estiver disponível esse sistema online ETIAS, você poderá realizar a solicitação de qualquer lugar. Por isso, fique atento as atualizações aqui em nosso site para ficar por dentro das novas regras estabelecidas!
Qual o prazo limite? ETIAS – Autorização de viagem para Europa
O visto ETIAS Portugal ou autorização de viagem terá a validade de 90 dias (3 meses) para você permanecer no país. Após esse período e caso deseje ficar por mais tempo, por quaisquer motivos, será necessário emitir outra categoria de visto europeu, conforme o seu objetivo e estadia.
Então, antes do vencimento do período inicial você deverá entrar em contato com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e solicitar que prorrogue a sua permanência. Desse modo, poderá aproveitar melhor a sua viagem de forma legal e com tranquilidade.
Assim, ele servirá para quem viaja a turismo, lazer, visitar parentes e familiares. Também para quem participará de conferências, congressos, reuniões a trabalho ou que queira ir a eventos diversos!
Portanto, caso se encaixe em algum desses tipos de viagens e outros afins, então, deverá solicitar o ETIAS antes de viajar. De preferência, quanto mais antes, melhor!
Quanto vai custar e quais os documentos? ETIAS para brasileiros
O sistema de autorização para brasileiros – ETIAS custará, provavelmente, o valor de 7 euros por cada pedido realizado. Assim, na moeda brasileira o valor ficará em R$ 32,00 (trinta e dois reais) referente ao processamento do pedido.
Vale ressaltar que, esse valor poderá ser pago usando cartão de crédito e/ou débito, somente!
Porém, para quem é menor de 18 anos e maior de 70 anos, essa taxa é isenta.
O documento que você deverá ter é um passaporte válido cuja emissão seja feita no Brasil.
Prazo de validade - Sistema ETIAS
Essa autorização para brasileiros entrarem na Europa – ETIAS, terá um período de validade de 3 (três) anos. Após esse prazo de validade será necessário renovar.
Aqui abordamos alguns aspectos dessa grande novidade que visa evitar transtornos no país europeu, principalmente, a entrada de terroristas. Por isso, é uma medida de segurança para todos e não um meio de evitar turistas em Portugal e na Europa.
Se você pretende viajar a Portugal ou qualquer país europeu em 2021 fique atento a essa nova exigência e tome as medidas cabíveis.