Cidadania Portuguesa

Torne-se um cidadão europeu.

Quem tem direito?

Pode adquirir a cidadania portuguesa quem nascer em Portugal, ter pais portugueses, avós portugueses, casar com um português ou residir legalmente em Portugal há pelo menos cinco anos.

marcos-paulo-prado-IQm1-ZYKY74-unsplash

Atribuição da cidadania para filhos de portugueses nascido em Portugal ou no estrangeiro

filip-mroz-nQlusQpj7KQ-unsplash

Neto(a) de português nascido no estrangeiro, desde que demonstre possuir laços de efetiva ligação à comunidade nacional portuguesa (ou que se enquadre numa das hipóteses legais de presunção de vínculos).

hian-oliveira-EECPT5pIioc-unsplash

Cônjuge casado(a) há mais de 3 anos com nacional português, que tenha o casamento transcrito em Portugal, e que declare/demonstre possuir laços de efetiva ligação à comunidade nacional.

denise-jans-dz9wtvxLcSM-unsplash

Os estrangeiros residentes no território português há 5 anos têm o direito de requerer a cidadania portuguesa por naturalização desde que preencham cumulativamente os requisitos.

Vantagens em ter cidadania portuguesa

Ser considerado cidadão europeu.

Morar em qualquer país da Europa.

Isenção de visto para 170 países.

Passar a nacionalidade adiante.

Trânsito livre pela Europa.

Vagas acadêmicas e profissionais em universidades da europa.

Tipos de cidadania

Atribuição

É considerada a nacionalidade originária por sangue, é a forma mais comum para se obter a cidadania portuguesa. O direito é passado de pai/mãe para filho(a), e uma vez que você tenha todos os documentos necessários, será apenas questão de tempo para que sua cidadania seja aprovada.

Aquisição

É considerada a nacionalidade derivada, ou seja é derivada de uma situação como a nacionalidade  originária por sangue.

Não é uma descendência hereditária, mas sim uma derivação.

Por exemplo: mulher casada com nacional português antes de data especificada em lei; cônjuge casado com nacional português ou companheiro a mais de 3 anos com nacional português; descendentes acima do 3º grau. E para cada enquadramento deste citado, tem-se os procedimentos específicos.

Quanto tempo leva?

A nossa assessoria verifica todos os dados fornecidos pelo cliente e auxilia quanto a obtenção de toda a documentação no Brasil. O tempo da cidadania é determinado pela conservatória que recebe e avalia toda a documentação, atualmente, tem levado de 6 a 8 meses!

Porquê a PASS é a escolha certa.

Oferecemos uma assessoria jurídica bem estruturada, com advogados habilitados em Portugal e focada no atendimento individualizado para quem deseja solicitar a cidadania portuguesa. Contamos com consultores habituados e com ampla experiência em trâmites de reconhecimento de cidadania em conformidade com o que determina a legislação portuguesa. 

Saiba se você tem direito a Cidadania Portuguesa

Nós podemos ajudá-lo. Preencha o nosso formulário para saber se tem direito.