Cidadania Portuguesa: como escolher e contratar a melhor assessoria?

Pensando em fazer sua Cidadania Portuguesa diretamente em Portugal?

Veja estas dicas para contratar a melhor assessoria e fazer o processo com segurança e tranquilidade.

No Brasil existem milhares de pessoas com descendência portuguesa e muitas desejam fazer o processo de reconhecimento desse direito. Mas algumas desistem quando se deparam com as exigências e o tempo de espera. Outras, decididas a conseguirem, procuram o auxílio profissional das assessorias.

Veja abaixo o que você deve pesquisar e analisar antes de escolher uma assessoria para realizar o seu processo com segurança e tranquilidade:

1. Cuidado com as promessas de prazos muito curtos

Conseguir a Cidadania Portuguesa é um processo que exige dedicação, paciência e investimento. Há uma grande diferença de tempo entre fazer o processo pelo Brasil ou diretamente em Portugal.

Iniciar o processo através de um Consulado Português no Brasil pode levar 2 anos ou mais, devido à enorme fila de espera. Mas fazer o processo diretamente em Portugal reduz consideravelmente este tempo, por isso muitas pessoas preferem a segunda opção.

Ainda assim, desde a busca pelas certidões originais de seus antepassados até a procura pelos documentos em Portugal, o caminho é longo, principalmente para fazer tudo por conta própria. Por esta razão, ter o auxílio de uma assessoria especializada facilita o trâmite das documentações e reduz o tempo de espera. 

2. Saiba como funciona o processo

O tempo para reconhecer a cidadania Portuguesa tem duração de 5 meses a 1 ano, apenas após todos os documentos estarem organizados.

Em seguida, é preciso iniciar o processo, levando toda a sua documentação à Conservatória. Esta etapa pode durar até 5 meses. 

Uma boa assessoria tem muito a oferecer, especialmente em questão de tempo. Como? Para começar, ela ajuda a diminuir bastante o prazo pelo fato de ter experiência em relação aos tramites, além de selecionar exclusivamente a documentação necessária, evitando gastos de tempo e dinheiro.

Sabendo disso, a assessoria que atua diretamente em Portugal é um diferencial considerável.

3. Certifique-se que a assessoria atua dentro da Lei

Toda assessoria de confiança trabalha regulamentada com a Lei da Nacionalidade Portuguesa. 

Portanto, procure essa Lei na internet e veja com atenção todas as informações que você precisa. É importante verificar se no site da assessoria a contratar está claramente informado que aquela empresa trabalha dentro dos parâmetros obrigatórios.

4. Pesquise boas referências

Assessorias bem conceituadas no mercado divulgam seu serviço, basta pesquisar. Você irá encontrar depoimento de clientes satisfeitos e apenas informações positivas. Se possível, entre em contato com alguns dos clientes para saber se o serviço foi realmente satisfatório. Ter mais detalhes sobre como ocorreu o processo deles lhe trará maior segurança.

Empresas sérias também possuem um site completo, com todos os serviços que oferecem. Evite os profissionais autônomos e dê preferência para empresas. 

5. Busque uma assessoria especializada

É o tipo de cuidado para se ter em qualquer prestação de serviço, porém quanto mais especializado for o serviço, mais qualificada tem que ser a empresa. O sucesso da sua nacionalidade portuguesa depende de uma orientação ao longo do processo. A legislação e as instituições portuguesas têm um funcionamento diferente de muitos outros países.

Mesmo que você conte com uma assessoria comprovadamente de confiança, não deixe de buscar informação. Pesquise na internet como todo o processo da cidadania portuguesa funciona.

Tenha seu próprio conhecimento sobre o assunto, esteja imerso em vários casos e entenda todas as exigências solicitadas. Faça questão de acompanhar o processo junto à assessoria, colaborando com a busca de informações sobre seus antepassados. E mantenha-se informado sobre o andamento de cada etapa do processo.

Se ainda tiver dúvidas, fale conosco.  Programar-se é a chave para realizar o sonho de reconhecer sua cidadania portuguesa com tranquilidade!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email